Ordem DeMolay foi criada em 1919 pelo Maçom americano Frank Sherman Land, com o intuito de abrigar órfãos da Primeira Guerra Mundial. Frank Land, como grande pesquisador e historiador nomeou a Ordem em homenagem a Jacques DeMolay, 23º e último Grão-Mestre da Ordem dos Cavaleiros Templários. O que no começo era um clube com sede em Kansas City se tornou uma fraternidade muito respeitada nos Estados Unidos. Patrocinada pela Maçonaria, a Ordem DeMolay é hoje em dia a maior ordem iniciática infanto-juvenil do mundo com mais de quatro milhões de iniciados em 17 países. No Brasil, a organização tem duas jurisdições que juntas somam mais de 200 mil membros: o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil (SCODB) e o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa Brasil (SCODRFB). Apenas o SCODRFB é reconhecido pelo órgão maior da Ordem DeMolay: o DeMolay International (DI). Meio confuso, não? Essa divisão deve-se a divergências entre alguns DeMolays e o SCODB que na época era o único Supremo Conselho e era presidido pelo Maçom Alberto Mansur, que foi o grande responsável por trazer a Ordem DeMolay para o Brasil, causando assim a desfragmentação de um, para dois supremos. Existem aproximadamente 800 capítulos (local onde são realizadas as reuniões ritualísticas da ordem) em território brasileiro.
A Ordem DeMolay baseia seus ensinamentos em suas Sete Virtudes Cardeais, que são: Amor Filial, Reverência pelas coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo; que são simbolizadas por 7 velas (ou luzes). Para ingressar na ordem é preciso ter entre 12 e 21 anos de idade, ser convidado por um DeMolay ou Maçom, acreditar em um ser superior (independente de Religião) e ter conhecimento e praticar pelo menos algumas das sete virtudes DeMolay. Qualquer dúvida pode ser esclarecida no site: http://demolaybrasil.org/
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirFilipe Azevedo" disse...
ResponderExcluirBom artigo, mas vale ressaltar que não houve divisão e sim a desregularização de um e a criação e regularização de outro. A regularidade internacional tirada do SCODB perante o DI em 2003 foi causada por quebra de clausulas contratuais. O própio DI finalizou o contrato pelo fato do SCODB não estar cumprindo com o que foi estabelecido anteriormente. Em 2004 o SCODRFB foi criado, e em 2007 e adquiriu a regularidade internacional do DI, sendo considerado hoje o melhor supremo conselho do mundo. Tudo isso aconteceu por divergências entre figuras maçônicas, não demolays ativos.
Parabéns pelo blog.
hahahahahaha,
ResponderExcluirque loucura isso.
vão fala de mulher que vcs ganham mais.