segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

A instituição religiosa



“A religião é uma obra humana através da qual é construído um cosmo sagrado”
O pensamento sagrado é nossa imaginação e inteligência movidas pela curiosidade, o que nos levou a criar historias que nos explicam nossas angustias sobre o destino que nos espera.
Juntamente com o desenvolvimento do pensamento sagrado, são criados os  locais sagrados , templos , igrejas , sinagogas , terreiros , mesquitas , os céus , que são os lugares estabelecidos para as celebrações , as homenagens , os sacrifícios , enfim , são os lugares em que as pessoas se reúnem ou aos quais se dirigem mentalmente para reafirmarem suas crenças , celebrarem seus rituais.
Os rituais são atos repetitivos, que rememoram o acontecimento inicial da historia sagrada de determinada cultura. É fundamental na celebração do ritual que as palavras e gestos sejam sempre os mesmos, pois trata-se de uma reafirmação dos laços entre humanos e os deuses, como é o caso do casamento da igreja católica , onde já são conhecidas as palavras e gestos que serão ditos e praticados pelo  padre e pelos noivos.
Outra importante característica das religiões são os dogmas – verdades que são mantidas pela fé. Um dogma jamais pode ser questionado, ou colocado em duvida.
Este conjunto de símbolos sagrados , que inclui o pensamento religioso , somado aos locais e rituais sagrados formará um sistema religioso ou uma religião.
No Brasil hoje, temos o respeito e a tolerância pelas mais diversas religiões. Não somos obrigados a seguir uma única religião, como ocorre em alguns países. Inclusive a constituição nacional nos assegura a liberdade de credo de culto.Isso significa que, ao nascermos, quase sempre seguimos a religião de nossa família, mas que ao longo da vida podemos escolher uma nova religião, ou mesmo optarmos pelo ateísmo.
Para o teórico Durkheim, a religião teria a função de fortalecer os laços de coesão social e contribuir para a solidariedade dos membros do grupo. Por isso, as cerimônias e os rituais ganham uma grande importância uma vez que são estes momentos que possibilitam o encontro dos fiéis e a reafirmação de suas crenças.

 Artigo escrito por Marilda Iwaya

Nenhum comentário:

Postar um comentário