Eliphas Levi
Causou furor na igreja ao pregar doutrinas contrarias as da instituição, ao passar a estudar o ocultismo.
O maior ocultista do Séc. XIX, como muitos o consideram foi o responsável por resgatar o conceito de Baphomet ( síntese de vários conceitos mágicos-misticos, mais conhecido por sua possível relação com os Templários).Suas principais contribuições no pensamento mágico foram três: a de que o homem seria um reflexo menor do universo, o microcosmo ; a do poder da vontade humana, para ele uma força muito poderosa ; a da Luz Astral, um tipo de força invisível e amorfa que permeia o universo.
Sua literatura é obrigatória para aqueles que desejam iniciar no mundo dos estudos mágicos e ocultos,
Em 1845, já influenciado por grandes magos da Idade Média, como Guillaume Postel, Raymond Lulle e Henry Cornelius Agrippa, Levi escreve sua primeira obra ocultista, chamada O livro das Lágrimas ou O Cristo Consolador,sendo que seu livro mais famoso foi Dogma e Ritual da Alta Magia.
Levi foi sem duvida um exemplo de místico, sempre atuando com humildade e sabedoria, poriso a sua obra ecoa em todo o mundo sendo uma obrigação de todos os místicos e magos estudar a sabedoria que foi repassada através deste homem.
Everton Melo
Everton Melo
Nenhum comentário:
Postar um comentário