O símbolo tem uma história bastante antiga na Europa, aparecendo em artefatos de culturas europeias pré-cristãs. No começo do século XX era largamente utilizado em muitas partes do mundo, considerado como amuleto de sorte e sucesso. Entre os nórdicos, a suástica está associada a uma Runa, Gibur, ou Gebo.
Desde que foi adotado como logomarca do Partido Nazista de Adolf Hitler a suástica passou a ser associada ao fascismo, ao racismo, à supremacia branca, à II Guerra Mundial e ao Holocausto na maior parte do Ocidente. Antes ela havia reaparecido num reconhecido trabalho arqueológico de Heinrich Schliemann, quando descobriu esta imagem no antigo sítio em que localizara a cidade de Tróia, sendo então associada com as migrações ancestrais dos povos "proto-indo-europeus" dos Arianos. Ele fez uma conexão entre estes achados e antigos vasos germânicos, e teorizou que a suástica era um "significativo símbolo religioso de nossos remotos ancestrais", unindo os antigos germânicos às culturas gregas e védicas.
Mas por que o ditador alemão adotou esse sinal tão antigo para representar a ideologia de seu partido político? O Partido Nazista Alemão ( Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei ) adotou a suástica já no ano de 1920, mais de uma década antes de Htiler subir ao poder.
O símbolo era usado na bandeira do partido, nos distintivos e nas braçadeiras, o uso da suática seria um símbolo ariano dos escritos de Émile-Louis Burnouf. Asim como muitos outros escritores nazistas, o poeta Guido Von List fes acreditar que esse era um simbolo exclusivamente ariano. Quando Hitler criou a bandeira para o partido, procurou incorporar a suástica segundo ele " essas cores veneráveis expressam nossa homenagem ao passado glorioso que tantas honras trouxe a nação alemã" ( que era ,preto, vermelho e branco) o vermelho erxpressa o pensamento social o branco o pensamento nacionalista e a suática preta significa a missão da luta pela vitória da raça ariana.
José Manuel Erbez diz que a primeira vez que a a suástica foi usada com o significado " ariano " foi em 25 de dezembro de 1907, quando os cavaleiros da Ordem dos Novos Templários, uma socieadade secreta fundada por Adolf Joseph von de Lanz Liebenfels, içaram no Castelo de Verfenstein, uma bandeira amarela com uma suástica e quatro flores de lis .
A suástica de braços externos curvos, formando um círculo interrompido,foi adotado pela Divisão Nórdica das SS. Por causa de seu uso por causa de seu uso por Hilter e pelo partido Nazista e na atualidade , por neonazistas e outros grupos precoceituosos, para a maioria das pessoas do Ocidente, é um simbolo associado as idéias de nazismo e supremacia branca. Por consequente, seu uso tornou-se um tabu em muitos países ocidentais, na Alemanha por exemplo o Código Penal tornou criminosa a exibição da suástica.
O historiador Elísio Gomes Filho explica que a suátisca é um simbolo místico mais difundido e antigo do mundo, é encontrado do extremo Oriente a América Central, passando pela Mongólia, pela Índia e pelo norte da Europa, foi conhecida dos celtas, dos etruscos, da Grécia antiga, a suática por seu proprio grafismo, indica manifestamente um movimento de rotação em torno do centro, imóvel, que pode ser o ego ou o pólo.É portanto simbolo de ação de manifestação , de ciclo e de perpétua regeneração.
Everton Melo