segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Catedral Metropolitana de Maceió e sua Historia

 A Catedral também chamada pelo nome da padroeira da cidade de Maceió: Nossa Senhora dos prazeres, teve sua pedra fundamental lançada em 1821. Posteriormente o visitador Diocesano Con. Afonso de Albuquerque preside a missa solene onde benze a nova imagem da Padroeira, imponente escultura, ofertada pelo Barão de Atalaia.
  O decreto de 02/07/1900, do Papa Leão XIII, criava a Diocese de Alagoas e conjuntamente, elevava á dignidade de igreja episcopal a Catedral, marcando de uma vez por todas a importância da igreja não só como templo religioso mais como um prédio artístico cultural, visto que nele se encontra vários elementos da arte sacra, como o altar-mor, fabricado e cedro com detalhes revestidos de ouro, como também os altares laterais de São Sebastião e de São Miguel.
O historiador Pedro Bernardo  reconhece vários símbolos usados pelos Maçons em prédios construídos na capital, como a Catedral Metropolitana de Maceió.
De acordo com o Pedro Bernardo, os prédios desta época foram todos projetados pelos maçons, isso porque, grandes membros da sociedade e da família real eram integrantes da Maçonaria, e por isso a forteinfluência na igreja.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Seminário de História- Património Cultural

Eu e companheiro Cláudio dando início ao seminário de História.

Património cultural é o conjunto de todos os bens, materiais ou imateriais, que, pelo seu valor próprio, devam ser considerados de interesse relevante para a permanência e a identidade da cultura de um povo. 
O património é a nossa herança do passado, com que vivemos hoje, e que passamos às gerações vindouras.